FANDOM

Para ver sobre o filme live-action japonês, veja: Death Note (filme live-action)
Death Note
Netflix Death Note title card 3
Informações da Produção
Dirigido por:

Adam Wingard

Escrito por:

Charley Parlapanides
Vlas Parlapanides
Jeremy Slater

Musica por:

Atticus Ross
Leopold Ross

Produzido por:

Roy Lee
Dan Lin
Jason Hoffs
Masi Oka

Distribuidor:

Netflix

Death Note é um filme americano baseado no manga Death Note. Produzido pela Netflix e distribuído com a ajuda da Warner Bros, sendo citado pela primeira vez em 2016.

O filme terminou de ser produzido e está disponível pela streaming da Netflix desde 25 de Agosto de 2017.

ElencoEditar

AtorPersonagemBaseado em
Nat Wolff Light Turner Light Yagami
Margaret Qualley Mia SuttonMisa Amane
Keith Stanfield L
Paul NakauchiWatari
Shea WhighamJames TurnerSoichiro Yagami
Willem Dafoe Ryuk (voz)
Jason Liles[1] Ryuk
Masi Oka Detetive Sasaki

EnredoEditar

DNNetflix1

Light pegando o caderno no pátio da escola.

O filme começa com Light Turner em sua escola, vendendo colas a outros alunos enquanto Mia Sutton e outras líderes de torcida e jogadores de futebol estavam treinando. Um caderno preto, sujo e misterioso, com uma única palavra "Death Note" na capa, cai ao seu lado e ele o pega. De repente uma chove começa e ele corre para dentro, mas no caminho ele vê um aluno sendo agredido por Kenny Doyle, um bully da sua escola que repetiu duas vezes. Mia chega e tenda parar ele e seu amigo, mas Light intervêm e acaba sendo nocauteado. Uma professora o acha e o leva a diretoria por estar levando com ele, colas de alunos diferentes. Lá, Light discute com o diretor e vai para detenção.

DNNetflix2

Ryuk aparece para Light.

Lá, a professora o deixa sozinho na sala, dizendo que vai sair e voltaria logo. Light pega o caderno e lê algumas coisas que estavam dentro dele, na primeira página, estava escrito "Regra 1, o humano cujo o nome for escrito nesse caderno morrerá, Regra 2, o tutor deve ter em mente o rosto da vítima enquanto escreve seu nome, assim, pessoas que compartilham o mesmo nome não serão afetadas...", então, ele vê um pote com bolas caindo, quando ele vai ao fundo da sala, ele vê algo enorme e assustador, a sala começa a ventar muito forte e Light tenta fugir, mas a porta fecha e uma maçã cai, mordida, em sua frente. Então, o ser se apresenta ao jovem, dizendo ser o Deus da Morte Ryuk.

DNNetflix3

Doyle sendo morto (decapitado) por um acidente.

Ele diz que o caderno tem o poder de matar quem ele quisesse com apenas o nome e rosto. Light então começa a duvidar e diz que não queria nada daquilo, mas ambos ouvem Kenny e seu amigo agredindo uma aluna na rua, Ryuk diz que Light poderia mudar as coisas, com apenas o nome, ele escreve e Ryuk pede "como". Light escreve após o nome "decapitação" e após um acidente ali perto, um carro em alta velocidade (que estava prestes a bater) acerta um outro carro estacionado, fazendo com que a escada presa em cima dele matasse Kenny Doyle decapitado.

DNNetflix4

James Turner, pai de Light Turner, discutindo com ele no jantar.

Light volta para casa e no jantar, discute com seu pai pois o assassino de sua mãe, havia sido solto, Light sai da mesa e volta ao quarto, onde Ryuk aparece novamente e explica a ele o uso do caderno, ele lhe apresenta algumas regras como "todas as morte devem ser fisicamente possíveis". E Light pergunta "o que poderia exatamente fazer com o caderno". Ryuk lhe diz que poderia fazer o que quisesse, o que sempre quis. Light rapidamente pega o jornal e vê a manchete que dizia do assassino de sua mãe. Ele visualiza seu rosto e o mata no restaurante, sem uma causa específica, o assassino morreu por um acidente com o garçom caindo, batendo sem querer em suas costas, e uma faca acaba ficando agarrada em sua garganta.

DNNetflix5

Light e Mia conversando na arquibancada sobre a morte de Kenny.

Light, de volta a escola, se encontra com Mia Sutton, ela pergunta a ele sobre o que achava da morte de Kenny, e após uma breve conversa, ele percebe o Death Note que Light estava tentando esconder. Após todos irem embora, Light não vê outra escolha a não ser mostrá-lo a ela. Após pegar no caderno, Ryuk diz que apenas o Tutor do caderno pode vê-lo, e Mia viu o que estava escrito. Light então, para mostrar que "não era louco", mata um pai louco que estava mantendo a família de refém, o que desperta a curiosidade de Mia.

DNNetflix6

Durante a volta para casa, Light e Mia a esse ponto estavam bem próximos, eles começam a conversar sobre as metas que poderiam chegar com o caderno, o que poderiam fazer, Light pensa em mudar o mundo, matar as pessoas que o tornam ruim e assim poder transformá-lo em um lugar bom, e Mia promete ajudá-lo em tudo possível. Ela vai a sua casa e eles começam um relacionamento amoroso.

DNNetflix7

Pessoas rezando por Kira.

Com o tempo, ambos vão julgando criminosos e a mídia começa a noticiar como "misterioso ataque nos maiores criminosos do mundo", mas Mia e Light vê que as pessoas do mundo notaram seu julgamento e ele dá a ideia de dar um nome a esses "Deus" que as pessoas acreditam estar punindo aqueles que consideram maldosos. Ele o chama de "Kira". E assim, as pessoas começam a crer nele e em seu julgamento. Porém, nem todos estavam felizes com ele.

DNNetflix8

O homem mascarado investigando a boate que Kira atacou.

Durante um massacre na boate, um homem misterioso aparece, mascarado junto a outros detetives. James Turner, pai de Light, discute brevemente com ele sobre Kira, já que Light o via como justiceiro e James o via como uma pessoa ruim, mas resolve voltar ao trabalho. Ao chegar na agência de polícia de Seattle, James recebe uma ligação de seu superior sobre o caso Kira, dizendo que uma pessoa iria ser mandada para mais detalhes, então Watari aparece. Ele era um asiático de terno que dizia ser enviado por L, o maior detetive do mundo, para receber ajuda da polícia de Seattle. James vai em uma sala privada e através de um computador, conversa com L. L acreditava que Kira estava em Seattle (pois as primeiras mortes foram em Seattle e o nome deveria ser intencional para que eles investigassem no continente errado). James concorda em ajudar e L diz que manterá contato.

DNNetflix9

L discursando para Kira ao vivo.

L se encontra com James pessoalmente e faz um discurso direto com Kira na frente da delegacia, dizendo ao mundo o que ele sabe (que Kira é uma pessoa e que está em Seattle). Após desafiá-lo abertamente, L começa a suspeitar de pessoas ligadas a policia, e manda alguns agentes do FBI irem atrás de uma lista de pessoas, incluindo Light Turner. Ele percebe e diz a Mia, que quer matá-los enquanto Light quer apenas manter-se na moita e esperar irem embora, já que ele não quer matar inocentes. Mas Mia não gosta disso, e nem Ryuk, dizendo que ela é mais interessante que Light.

DNNetflix10

James Turner discursando ao vivo após a morte dos agentes.

Após uns dias, L percebe que o chefe dos agentes do FBI teve uma parada cardíaca de repente, L percebe que foi Kira e manda a equipe parar, mas já era tarde, os agentes haviam sido comprometidos e cometeram suicídio todos juntos ao mesmo tempo. Light se enfurece e começa a pensar que foi Ryuk (já que Mia insiste em dizer que foi ela). Light volta para casa e discute com Ryuk, dizendo que se ele matar sem sua permissão, Light escreveria seu nome no caderno, e Ryuk ri, dizendo que o máximo que uma pessoa conseguiu foram duas letras de seu nome. L também se enfurece e resolve tentar um "xeque-mate". Ele manda James fazer um discurso mandando uma mensagem a Kira, dizendo que a polícia estaria contra ele e outras mensagens criticando suas ações. Mia (que havia chegado na casa de Light), diz para eles matarem James, e Light se enfurece com ela, a expulsando de casa pois ele nunca mataria seu próprio pai.

DNNetflix11

Light e L na cafeteria.

Após isso, Light vai a uma cafeteria e leva um livro estranho com ele para estudar sobre os Deuses da Morte, e L se apresenta a ele. Ele chega dizendo que deve "ter sido difícil poupar ou não seu pai", Light já percebe que ele tinha descoberto e começa uma conversa com ele, tentando disfarçar que é o Kira, mas então Light diz "que talvez o que o Kira quer é que as mortes parem, e que você (L) deveria parar de tentar caçá-lo e começar a ajudar um pouco..." e L o interrompe, dizendo que ele "não está em posição de poder, e não pode ter perdão". Light então o confronta e vai embora. Chegando em casa, ele vê Mia, ainda zangado com ela, Mia se desculpa, dizendo que se pudesse não diria aquilo, e que não estava pensando direito. Ela entra e Light diz que viu o rosto de L, só precisava do nome.

Light resolve pesquisar sobre L e encontra Watari, ele resolve usá-lo para conseguir a identidade de L, o mandando buscá-la em dois dias em qualquer lugar que ela esteja, assim ele morreria; mas Light não tinha intenção de matá-lo, após conseguir a identidade de L, ele queimaria a página com o nome do Watari, assim salvaria sua vida. Watari acorda e liga e diz que a identidade de L deveria estar no orfanto Wammy's House onde ele costumava ficar para ser o maior detetive do mundo. Light o manda para lá e diz que tem dois dias. Mia, acaba indo embora e volta na noite seguinte para um jantar com Light e James. Então, L entra no meio do jantar e manda Mia sair, então começa a discutir com Light (e James do lado) sobre o sumiço da Watari, dizendo que vai lhe dar a "posição de poder" que ele queria. Mas Light se nega dizer algo sobre Watari e Kira e L enlouquece e tenta atacá-lo, mas James o impede e tira L de lá com a ajuda da policia.

DNNetflix12

Watari procurando no antigo orfanato que L ficou, seu verdadeiro nome.

Na noite seguinte, o Halloween da escola está acontecendo e Watari ainda não deu resposta, então Light se veste e ele e Mia vão a festa. Light corre ao vestiário e liga a Watari, ele ouve o mordomo encontrando a ficha que tem o nome do L no antigo orfanato que ele ficou, mas era tarde, e Light ouve ele morrendo. Antes disso ele havia procurado no caderno a página do Watari e viu que ela foi roubada. Light então percebe que Mia havia tirado ela e corre para encontrá-la na pista de dança. Enquanto isso, L foi rapidamente noticiado da morte de Watari, ele pega um revolver e entra num carro de policia, James percebe que L roubou o carro e manda uma equipe ir atrás dele e de Light.

DNNetflix13

Light confrontando Mia no baile de Halloween.

Light confronta Mia e ela diz que foi ela o tempo todo, ela matou os agentes do FBI com uma página roubada, ela também tirou a página do Watari pois a regra diz que apenas um nome pode ser queimado, e Mia queria que fosse do Light. Ela escreveu que Light iria pegar o caderno e entregá-la, e meia-noite, ele teria uma parada cardíaca. Light se enfurece e corre para pegar o caderno, lá ele escreve três nome e percebe que a polícia estava chegando. Light começa a fugir e vê L num carro de policia o seguindo.

DNNetflix14

L encurralando Light no beco.

Light entra em um beco estreito e L o segue. Ambos conseguem despistar a polícia e Light é encurralado num beco de um restaurante. L aponta o revolver nele e Light diz "que não tinha intenção, que dá para matar pessoas com um livro de cálculo e que iria salvá-lo (Watari)". Então um funcionário do restaurante entra no beco pata levar o lixo e L pede para ele se afastar, pois dizia que aquele homem (Light) era o Kira. Rapidamente, o funcionário nocauteia L e manda Light fugir.

DNNetflix15

A Roda-Gigante caindo.

Light (antes de sair da escola correndo) havia mandado uma mensagem de texto para Mia lhe encontrar na Roda-Gigante do parque. Ao chegar lá, a polícia estava atrás dele e Light rapidamente entra na Roda-Gigante com Mia e manda o funcionário os enviar para cima, ameaçando-o com o revolver que ele pegou quando L foi nocauteado. Light diz a Mia que aquilo teria de acabar ali, e pede para ela escolher entre o caderno e ele. Mia diz que amava Light mas ainda pega o caderno, e Light assume que escreveu seu nome no caderno, mas alega que era só caso Mia escolhesse o caderno. Ele começa a se arrepender e pede Ryuk para voltar atrás, mas Ryuk começa a derrubar a Roda-Gigante. Light e Mia se penduram e a página que estava escrito o nome de Light cai no fogo (em um barril no parque abaixo), Mia e Light caem, Turner cai em segurança na água, mas Sutton cai morta.

Mais tarde, 2 dias depois, é mostrado que Light estava no hospital e um senhor o entrega o caderno. Light (que estava em coma), acorda e esconde o caderno. Seu pai, James, diz que sabe que ele era o Kira, e o pergunta como. Light começa a chorar e se lembra do que ele fez no caderno. Ele escreveu que um carteiro pedófilo (que nunca foi pego) iria ao parque perto da meia-noite e após duas pessoas caírem da Roda-Gigante, ele iria pegar o caderno e matar criminosos nos próximos 2 dias, depois, o entregaria ao Tutor original que estaria no hospital e morreria. Depois ele escreveu que um médico assassino (que estava solto por falta de provas) iria estar no parque por volta da meia-noite perto do acidente da Roda-Gigante e após ver dois sujeitos caírem dela, ele resgataria o do sexo masculino e o deixaria em coma induzido nos próximos dias, então, se jogaria do prédio.

DNNetflix16

"Vocês humanos são tão interessantes!"

Enquanto isso, é mostrado que L estava fora da investigação, por ter acusado falsamente Light (que estava em coma mas criminosos ainda morriam) e por ter quase matado ele por nada. Antes que pudesse deixar Seattle, ele descobriu um livro de cálculo no quarto da falecida Mia, ele então pega uma folha cheia de nomes e olha para foto de Light enquanto chora, então a cena volta a Light no hospital chorando, dizendo a James que achava que seria simples; matar os caras maus e os bons venciam, mas não foi assim. Então Ryuk aparece rindo e diz que "os humanos são tão interessantes", acabando o filme.

RecepçãoEditar

Death Note tem uma pontuação "podre" de 42% no Tomates Podres e uma pontuação do Metacritic de 42/100, indicando uma recepção negativa no geral.

A IGN disse que o filme foi "uma tomada de prova com falhas no amado mangá", mas deu ao filme uma classificação "boa" de 7/10 com o resumo: "O filme Death Note da vida em ação da Netflix é uma tomada muito condensada no mangá com dois desempenhos bons e ruins".

JoBlo deu o filme um 5/10, dizendo: "Não faz muito sentido e nem flui naturalmente, mas tem pontos pelo o esforço".

GameSpot deu uma análise mista, dizendo: "Death Note provavelmente não se tornará um dos maiores sucessos da Netflix, mas pelo que presta tributo e o que ele realiza, não é difícil recomendar".

No Rotten Tomatoes, o filme tem uma aprovação de 41%, com base em 41 análises, com uma nota média 4.8/10. O consenso do site diz, "Death Note se beneficia pelo olhar característico do diretor Adam Wingard e pelo seu elenco talentoso, mas não são o suficiente para superar o conjunto da obra."[2] No Metacritic, o filme tem uma pontuação de 41 em 100, com base em 13 críticas, indicando "revisões médias ou mistas".[3]

Muitos críticos chamaram Death Note de "uma má decisão em uma pilha de outras más decisões", "filme preguiçoso, não ambicioso, esquecível", "chato", entre outras críticas em relação a falta de coerência do roteiro, "super-americanização" e inferioridade ao mangá e anime.[4] No entanto, outros críticos elogiaram o diretor e o elenco, afirmando que seu estilo visual foi feito "de forma elegante".

Tsugumi Ohba e Takeshi Obata, os criadores originais de Death Note, elogiaram o filme; com Ohba afirmando: "Pelo lado bom, ambos seguiram e divergiram do trabalho original para que o filme possa ser apreciado, claro que não somente pelos fãs, mas também por uma audiência muito maior e mais ampla".[5]

GaleriaEditar

VídeosEditar

FotosEditar

ReferênciasEditar

  1. How Death Note And Willem Dafoe Brought Ryuk To Life, Cinema Blend, 18 de Julho de 2017.
  2. Death Note (2017), site Rotten Tomatoes
  3. Death Note de 2017 no Metacritic. Acesso em 26 de Agosto de 2017
  4. Death Note, análises não estão tão boas. Acesso em 26 de Agosto de 2017
  5. What The Original Death Note Creators Really Think About The Netflix Remake?, em português: "O que os criadores originais de Death Note pensam sobre o Remake da Netflix? Acesso em 18 de Agosto de 2017